As Estruturas Sociais da Economia







As Estruturas Sociais da Economia

Pierre Bourdieu









Sinopse


O discurso económico clássico baseia-se em postulados que apresenta como óbvios: a oferta e a procura que surgem de forma independente, o indivíduo racional consciente dos seus interesses e sabendo fazer as escolhas correspondentes, o reinado incondicional dos preços... Ora, basta estudar de perto uma transacção, como Pierre Bourdieu faz neste livro em relação à venda e compra de casas em Val-d¿Oise, para nos apercebermos que estes postulados abstractos não traduzem a realidade.
O mercado é construído pelo Estado, que pode por exemplo decidir favorecer o acesso à casa individual ou à habitação colectiva; quanto às pessoas implicadas na transacção, elas estão imersas em construções simbólicas que, estritamente falando, estão na base do valor das casas, dos bairros, ou das cidades.
O carácter abstracto e ilusório dos postulados clássicos é aliás criticado actualmente por alguns economistas; mas é preciso ir mais longe: a oferta, a procura, o mercado e mesmo o comprador e o vendedor são o produto de uma construção social, de forma que não é possível descrever adequadamente os processos ditos «económicos» sem recorrer à sociologia. Já é tempo de, em vez de opor sociologia e economia, como tradicionalmente acontece, compreender que elas constituem de facto uma única e mesma disciplina que tem por objecto a análise dos factos sociais, de que as transacções económicas não passam, no fim de contas, de um dos seus



Outras Informações

Editora: Campo das Letras
ISBN: 989-625-051-0
Nº de Páginas: 338
Ano da 1ª Edição em Portugal: 2006

Sem comentários: