A Improbabilidade da Comunicação







A Improbabilidade da Comunicação

Niklas Luhmann













Sinopse


Diz João Pissarra Esteves na apresentação: "A comunicação foi o tema escolhido para dar unidade à selecção de textos aqui apresentada. É um tema que permite uma integração bastante rigorosa do autor no quadro geral do pensamento sociológico contemporâneo e, muito em particular, permite explorar com grande clareza a relação com a Teoria dos Sistemas e as ideias de Talcott Parsons.
A Systemtheorie de Luhmann tem, como o próprio nome indica, na noção de sistema o conceito-chave, o qual recolhe da Sociologia funcional e estrutural norte-americana, mas do qual tem também, um entendimento diverso.
Na linha da tradição dominante no sistema europeu, a primeira versão da Teoria dos Sistemas aplicada à realidade social concebeu a sociedade como uma espécie de sistema soberano, com capacidade ilimitada de modelação do seu meio ambiente - segundo o modelo weberiano de uma racionalidade ideal-típica, normativa e optimal, na base da qual se deveria automaticamente instaurar uma relação harmoniosa do sistema com o meio.
A concepção de Luhmann do funcionamento da sociedade em termos de uma relação sistema-meio retoma também o pensamento de Weber - o dualismo racionalidade formal-racionalidade material: o meio ambiente do sistema (Umwelt) poderá ser considerado o equivalente da racionalidade material (a esfera emotiva e da experiência, das necessidades, desejos e paixões dos homens). Mas, do seu ponto de vista, o meio não se limita à função de municiador, por assim dizer, do sistema; define, também, os seus limites de racionalidade. Daqui resulta, por consequência, a redefinição da própria racionalidade sistémica: já não uma racionalidade hegemónica (como Weber entendia a racionalidade formal), mas antes defensiva, uma racionalidade que pretende apenas acolher e neutralizar, tanto quanto possível, as ameaças provenientes do meio (sem nunca chegar a dominá-lo). Nesta medida, ela perde também o seu carácter normativo e ideal-típico; torna-se contingente e opera como uma espécie de rede pluridimensional e polimórfica".
Sinopse por: Luís Carlos Nogueira


Outras Informações

Editora: VEGA
ISBN: 9726993490
Nº de Páginas: 160
Ano da 1ª Edição em Portugal: 1993

Sem comentários: