Socialismo e Mercado


 



Socialismo e Mercado
Ramon Suevos








Nota do Editor


[...]que essa hipotética irreversibilidade do processo tem para compreender a história contemporânea. Inclusive para aqueles que contemplam a crise do comunismo como um fenómeno irreversível, o estudo desta temática parece-nos incontestável, ainda que seja apenas pelo valor que essa hipotética irreversibilidade do processo tem para compreender a História contemporânea.

Além disso, a análise das economias socialistas ajuda a entender o funcionamento das economias de mercado e, por outro lado, dada a situação de partida, tudo parece indicar que os regimes ex-socialistas acusarão no futuro próximo um peso substancial do sector público empresarial, o que levanta algumas questões intimamente relacionados com o objecto de estudo deste livro.

Finalmente, subsistem ainda países comunistas no mundo, e é óbvio que nem a História acaba pelo facto de desaparecerem os regimes de tipo soviético nem a sociedade burguesa vai ser eterna. Os conflitos sociais subsistem, enquanto houver capitalismo haverá sensibilidades anticapitalistas e o problema prático que se põe é como canalizá-los no plano político, sob que programa e que concepções estratégicas e tácticas. Porque, para além da caracterização concreta desse movimento social, ultrapassando qualquer nominalismo, a questão de fundo é esta: há lugar para um projecto comunista na hora presente? A resposta passa por uma reflexão prévia sobre a crise do socialismo real.

Ramon Lópes-Suevos
Nasceu em Ferrol (Espanha) em 1943.
É professor de Estrutura Económica na Universidade de Santiago de Compostela.
De entre os seus livros e artigos, destacamos:
- Excedente económico e análise estrutural (Universidade de Coimbra, 1978)
- Dialéctica do desenvolvimento: naçom, língua, classes sociais (A Corunha, Agal, 1983)
- Portugal no quadro peninsular (Porto, Agal, 1987)
- O outro desenvolvimento (Novo Século, Compostela, 1990)




Outras Informações

Editora: Campo das Letras
ISBN: 972-814-610-8
Número de páginas: 196
Ano da 1ª Edição: 1992

Sem comentários: